A Origem do Parafuso?

O parafuso é um item tão importante em nosso cotidiano, porém muitas das vezes não nos tocamos o quanto ele é essencial, até precisarmos de um, não é mesmo?

Quando estamos em um projeto, há sempre a compra de vários tipos, já que cada um possuí a sua função e normalmente seus lotes ficam armazenados até que tudo tenha sido utilizado e precise-se de mais.

Mas mesmo, assim, diante do seu uso, já parou para saber a origem deste fixador tão importante e útil em nossa rotina? Já imaginando sua resposta, iremos lhe contar um pouco mais.

A existência dos parafusos é antiga e se iniciou em aproximadamente 400 a.C, através de do inventor grego Arquitas de Tarento, considerado o verdadeiro fundador da mecânica e, também, contemporâneo de Platão.

Ele foi um verdadeiro visionário, desenvolvendo o objeto fixador de peças e fez isso através de um objeto de presas que era utilizado para extração do azeite de oliva.

Porém, não se parou aí e ao longo da história vários outros foram aperfeiçoando a construção dos parafusos, como Arquimedes, que em 250 a.C.  construiu a rosca devido a necessidade do avanço da construção civil.

Além disso, há outros registros que em 79 a.C., vários instrumentos cirúrgicos eram compostos deste artefato, inclusive sendo utilizado na medicina, mesmo que de maneira rústica e de forma dual, como obras de casas e itens domésticos.

Porém, o primeiro documento formal e impresso que considera o desenvolvimento de um parafuso como fixador e a sua utilização, como é feita até hoje foi em um livro do começo do século XV.

Os fixadores feitos de metal surgiram na Europa após o ano 1.400 e foi incluído como objeto de impressora pelo Johann Gutemberg, considerado o pai da imprensa, em sua editora, ficando definitivamente conhecido e principalmente, reconhecido como um objeto essencial de elo entre diversas peças, móveis, maquinários, entre muitas outras utilidades.

Porém, até certo período os parafusos ainda eram rústicos e construídos de maneira bem primária.

A sua construção de maneira mais aperfeiçoada foi encontrada através de registros em cadernos de Leonardo Da Vinci, no final do século XV e começo do século XVI.

Já o primeiro artefato definitivo e considerado definitivamente como um parafuso foi criado por Jacques Besson, em 1568, um matemático francês.

Ao final do século XVII o parafuso já era um objeto comum em diversos tipos de indústrias, principalmente no mercado bélico, já que foi este que fez a expansão dos fixadores de maneira mundial a todos os outros tipos de nichos, se tornando essencial para tudo.

Já a origem do nome “parafuso” ocorreu por conta de uma referência ao empresário americano Henry F. Philips, que pateou este nome através de uma junção de seu próprio nome. Ele fundou a empresa Companhia Parafuso Phillips.

 

Uma curiosidade é que Sir Joseph Whitworth,  um engenheiro, empresário, inventor e filantropo inglês,  criou a padronização do sistema britânico Whitworth, ou seja, um padrão aceitável para roscas, em 1841. Ela rapidamente ficou conhecida na Inglaterra e depois foi difundida por todos os outros países.

No sistema o filete tem a forma triangular, ângulo de 55º, crista e raiz arredondadas. O passo é determinado dividindo-se uma polegada pelo número de filetes contidos em uma polegada. No sistema americano as medidas são expressas em polegadas.

Sua importância se deve principalmente pela redução da grande variedade de passos e ângulos, além de facilitar os processos de fabricação e controle.

Acharam interessante? Temos muito mais em nosso site.

A AllenFix Group atua no mercado de parafusos e fixadores desde 1998 e possui clientes das mais diversas setores, como Automobilístico, Industrial, Construção Civil, Petroquímico, Alimentício, Agropecuário, Naval e outros.

A variedade de produtos é enorme e conta com:

– Parafuso Sextavado
– Parafuso Lentilha
– Parafuso Francês
– Parafuso Allen
– Parafuso para Andaime
– Stud Bolts
– Porca Sextavada
– Porca Nylon
– Barra Roscada 1010/1020
– Barra ASTM A-193 B7
– Arruela Lisa

– Arruela de Pressão
– Estojo ASTM – A193 B7
– Prisioneiro ASTM – A193 B7
– Chumbador Parabolt
– Chumbador Químico
– Chumbador CB
– Chumbador J
– Chumbador L
– Chumbador Andorinha
– Abraçadeira

Para conhecer todos os produtos, é só clicar aqui.

Para maiores informações sobre parafusos, porcas, arruelas e outros fixadores, entre em contato com a AllenFix através do e-mail vendas@allenfixgroup.com.br ou pelos telefones: (11) 3806-2170, (11) 3810-9500 e (11) 2067-2180.

E lembre-se: Não importa o tamanho da sua necessidade. Nós podemos ajudá-lo.

Compartilhe:


Facebook


Twitter


Youtube

Mais Novidades

Mais Novidades

Posts Relacionados


AllenFix
10 de maio de 2022

4 fatores essenciais para avaliar seu fornecedor de parafusos

Read More

AllenFix
9 de maio de 2022

6 Vantagens de comprar parafusos direto da fábrica

Read More

AllenFix
10 de maio de 2020

Tendências do mercado de parafusos industriais pós pandemia

Read More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Awesome Works
Awesome Works

Related Posts